Ar (filme, 2023)
Lançado em 2023, o filme "Air" de Ben Affleck conta a história de como a Nike assinou um acordo com a estrela em ascensão Michael Jordan nos anos 1980.
A trama gira em torno de Sonny Vaccaro, um vendedor de sapatos da Nike interpretado por Matt Damon, que conseguiu fechar uma parceria propondo a Jordan a criação de uma marca com seu nome e o desenvolvimento de uma linha de tênis exclusivamente para ele.
Desde o seu anúncio, "Air" prometia ser um grande filme. Em primeiro lugar, marca o retorno à direção de Ben Affleck após seus filmes aclamados como "Atração Perigosa" e "Argo". Os críticos também têm elogiado "Air", prevendo sua participação ativa na próxima temporada de premiações. Portanto, para mim, o drama de Affleck, baseado em eventos reais, tornou-se um dos filmes mais aguardados do ano.
Ambientado nos anos 1980, a Nike está lutando para se destacar, ofuscada por concorrentes como Adidas e Converse. Sonny Vaccaro, um entusiasta e o trunfo da empresa, vê uma oportunidade de fazer da Nike a número um no mercado de tênis ao assinar com a então estrela em ascensão Michael Jordan. Seu plano envolve superar os concorrentes e convencer o chefe, juntamente com outros colegas, da possibilidade de fechar esse acordo inovador, que mais tarde se tornou a colaboração mais significativa entre uma marca e um jogador, levando ao status de Michael Jordan como o maior jogador de basquete de todos os tempos.
Ben Affleck dirigiu, produziu e até atuou neste filme, e se destacou em todos os aspectos, extraindo o máximo da história de um único acordo.
A direção é excelente - algo que se esperaria de Affleck. Ele conta magistralmente uma história clássica e motivacional de um azarão que alcança o sucesso. É uma cinebiografia clássica, completa com antecedentes históricos, os destinos subsequentes dos personagens revelados durante os créditos e muitos clichês, mas com a alma de Affleck derramada em cada cena.
O filme parece uma explosão do passado: simples e direto, mas não primitivo. Não tenta ser inovador ou mergulhar em temas complexos ou socialmente significativos. Em vez disso, funciona como deveria - entregando emoções e inspiração, deixando os espectadores com sentimentos extremamente positivos.
Em sua simplicidade reside a elegância e sinceridade do filme. "Air" é simplesmente um cinema sincero e reconfortante, capaz de motivar e elevar.
Com sua calorosidade, sinceridade e mensagem inspiradora, o filme guarda uma semelhança marcante com o clássico cult dos anos 90 "Jerry Maguire", estrelado por Tom Cruise, um filme que adoro, daí meu entusiasmo por "Air".
Menção especial ao elenco do filme. Ben Affleck se destaca em seu papel como o chefe ligeiramente excêntrico e colorido da Nike. Ele rouba a cena, e seu personagem é o mais memorável, capaz de trazer um sorriso a cada cena. Também foi agradável ver um dos atores da minha infância, Chris Tucker, que pode não ter estado em destaque ultimamente, mas "Air" poderia mudar isso - Chris entregou uma atuação muito vívida e carismática.
Também gostei da interpretação de Chris Messina, que pode não ser tão famoso quanto seus colegas de elenco, mas certamente se destaca em termos de atuação. Seu papel como agente de Michael Jordan é impecável.
Quanto a Matt Damon, Viola Davis e Jason Bateman, suas performances fortes vão sem dizer. Eles simplesmente não sabem como entregar algo menos.
Quanto às chances do filme na corrida pelos prêmios, são enormes. Affleck poderia muito bem ser indicado para direção e um papel coadjuvante. Ver Tucker nos prêmios também seria encantador. O roteiro também é sólido e merece reconhecimento. E, é claro, "Air" merece legitimamente seu lugar entre os dez melhores concorrentes ao melhor filme do ano. Em minha opinião, seria totalmente justo, pois estou pronto para incluir "Air" na lista dos melhores filmes do ano, graças à sua narrativa sincera, direta e eficaz, que parece ser uma fonte de força.
Obrigado, Ben Affleck!